sábado, 17 de julho de 2010

Projeto

APRESENTAÇÃO - A criança vive uma fase repleta de desafios, no limiar entre a conquista e a frustração. Também é o momento da vida em que o aprendizado é acelerado e precisa ser instigado de forma divertida e curiosa. A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final comprova que aprender e rir pertencem à mesma família. Ao mesmo tempo em que apresenta um drama do mundo escolar infantil – permeado por repreensões e castigos -, a peça revela a dimensão lúdica do aprendizado. Divertimento, alegria e curiosidade são elementos surpreendentes que aparecem no cenário da sala de aula e dialogam com o público. A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final surge com o compromisso de divertir e ensinar, de forma didática e sensível, rompendo as barreiras entre a escola, os deveres das crianças e a dimensão lúdica da vida.


JUSTIFICATIVA - Na sociedade contemporânea, a criança ocupa um espaço fundamental. Iniciativas como o Estatuto da Criança e do Adolescente reiteram seus direitos ao aprendizado e à brincadeira. Estimular a imaginação, a vivência do lúdico e o aprendizado é uma preocupação de famílias, escolas e de cidadãos conscientes da importância da educação infantil. O teatro é uma forma eficiente de transmitir conteúdo do currículo escolar de modo prazeroso e divertido. A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final leva o aluno do Ensino Infantil e Ensino Fundamental a identificar-se com a personagem e, assim, acompanhar sua fabulosa experiência com os sinais ortográficos. Além de ensinar sobre pontuação, a peça revela ao público infantil novas formas de encarar situações controversas, lidar com conflitos e perceber o ambiente escolar.


PÚBLICO-ALVO - Ensino Infantil e Ensino Fundamental I e II.


OBJETIVO GERAL - Promover a percepção do lúdico como forma divertida de aprendizado e enfrentamento de situações controversas e de conflito.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Estimular a experiência do lúdico e do fabuloso;
* Demonstrar a possibilidade de transmissão de conteúdo escolar de forma fantasiosa, rompendo a falsa dicotomia entre escola e diversão;
* Contribuir com o aprendizado do uso de sinais ortográficos;
* Aprimorar a inteligência emocional da criança, especialmente em situações de conflito;
* Valorizar a diversidade, revelando sua riqueza, possibilidades e os diferentes papéis desempenhados por cada um;
* Fomentar na criança a capacidade de decisão.

Um comentário:

  1. OLÁ PESSOAL VENHAM DIVULGAR ESTE EXCELENTE TRABALHO, LA NO MEU BLOG.

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    UM ABRAÇÃO CARIOCA E PARABÉNS PELA INICIATIVA.

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